CONBRAMASSO

Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia

O MASSOTERAPEUTA® - Boletim Edição Nº 9

Órgão Informativo do CONBRAMASSO - Conselho Brasileiro de Auto-Regulamentação da Massoterapia

O CONBRAMASSO – Entidade Nacional Civil, de caráter Associativo Organizacional, Auto-Regulamentativo, Orientador, Normatizador de Ética, com Personalidade Jurídica e com Autonomia Administrativa e Patrimonial ; E Sem Fins Lucrativos; Com Abrangência em todos os Municípios do Território Nacional Brasileiro; é composto pôr uma Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Colégio;

Com a FINALIDADE de: Associar e Congregar a todos que a ele se dirigirem, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa, que requerem Espontânea e Voluntária a INSCRIÇÃO como PESSOAS FÍSICAS: Os Profissionais Trabalhadores Autônomos, Registrados em Carteira, contratados, Concursados, Seletivos e outros; E as que requerem Espontânea e Voluntária o seu REGISTRO como PESSOAS JURÍDICAS: Os Espaços, Gabinetes, Institutos Terapêuticos, Spas, as Escolas, Associações, e Empresas afins; Inclusive, que promovem: Congressos, Seminários, Palestras, Workshop, Simpósios e outras, cuja Atividades estejam ligadas nas áreas de Massoterapia / Massagem e Áreas correlatas em todos os Municípios do Brasil.

PODEM SE ASSOCIAR: Os Profissionais que possuam Diploma de Técnico em: Massoterapia; Quiropraxia; Estética; Yoga; Podológia; Naturologia; Os Profissionais que possuam Certificado de: Massagens, Reflexologia, Seitai, Terapias: Corporal, Naturista, Chinesa, Rolfing, Oriental e outras, com carga horária de 350 horas / aula; Os que possuam Certificado de Terapias: Pranica e Reiki, as horas / aula foram definidas pelas Associações: ABR e da ABTP.

ASSOCIE-SE ao CONBRAMASSO, que Deus Nos Ajudará Em Nossos Objetivos e junto iremos Regulamentar a Profissão de Massoterapeuta.

CURSOS TÉCNICOS RECONHECIDOS

1. O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO editou o PARECER CNE/CEB Nº 11/2008 de 12/06/2008 - Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.

a) O Que é o CNCT - O Cadastro Nacional de Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (CNCT) registra e divulgam, em todo o país, planos de curso aprovados pelos Conselhos Estaduais de Educação. Em alguns estados, essa competência foi delegada para os órgãos regionais da Secretaria Estadual de Educação.

b) A finalidade do CNCT – Cadastro Nacional de Cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio, é para cumprir com a Resolução do Conselho Nacional de Educação No. 04/99. Em conformidade com essa resolução os planos de Cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio, aprovados pelo respectivo órgão competente e divulgados no CNCT tornam o diploma valido a nível.

2. O CONSELHO NACIONAL de EDUCAÇÃO - CÂMARA de EDUCAÇÃO BÁSICA editou a RESOLUÇÃO Nº 3, de 09 / 07 / 2008 - Dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. E a PORTARIA nº 870, de 16/07/ 2008 - Aprovar, em extrato, o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Com o total de 185 Cursos Técnicos - Publicado no DOU de 18/ 07/ 2008. Dentre eles: Técnico em Massoterapia, em Podológia, em Estética e em Imagem Pessoal, com a Carga horária de 1.200 horas cada curso.

a) O plano de curso de uma escola é reconhecido pelo MEC? -
Resposta - A competência de autorizar escolas e de aprovar planos de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio é de competência dos Conselhos Estaduais de Educação ou das Secretarias Estaduais de Educação e varia conforme o estado. MEC não autoriza diretamente planos de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, exceto das escolas da Rede Federal que são subordinadas ao Ministério.

b) Como registrar o diploma de técnico no MEC para ter validade nacional?
Resposta - O MEC não registra o diploma de técnico. A escola é quem deve registrar e expedir os certificados e diplomas de Curso Técnico. Este certificado ou diploma terá validade a nível nacional se o órgão competente que aprovou o Plano do Curso Técnico da Escola utilizando o CNCT - Cadastro Nacional de Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, do MEC.
Informações sobre os Cursos Técnicos da área, veja no Portal do MEC - www.mec.gov.br/setec/CNCT/ .

Os CURSOS na Área que NÃO São RECONHECIDOS - (São Cursos Livres)

1 - Os Certificados dos Cursos Livres, emitidos por Instituições deve constar o Conteúdo Programático das Matérias que foram ministradas com a Carga Horária, (conforme a Grade Currícular do CBM), a identificação completa da Instituição com CNPJ, a assinatura do responsável e a do(a) Instrutor(a).
2 - Os Certificados dos Cursos Livres, emitidos por ou Instrutores(as), deve constar o Conteúdo Programático das Matérias que foram ministradas com a Carga Horária, (conforme a Grade Currícular do CBM), a identificação completa e a assinatura do(a) Instrutor(a).

HISTÓRIA da MASSAGEM / MASSOTERAPIA

A MASSAGEM, já era praticada no ano 2.800 antes de Jesus o Cristo pelas antigas civilizações: Chinesa, Japonesa, Egípcia, Persa, Grega. Com a imigração no inicio do século XX dos orientais para o Brasil, vieram muitos Práticos e Médicos que introduziram na sociedade brasileira as Técnicas de Massagem como instrumental terapêutico.

Os MASSAGISTAS que ao longo dos anos adquiriram as experiências que foram passando de geração em geração; E com as mudanças no modo de viver das pessoas, alguns se tornaram muito conhecidos pôr atenderem os Jogadores de Futebol.

A partir de 1978 a mídia impressa nacional começou a divulgar anúncios das "famosas casas de massagem for man", em 1979 o consagrado massagista Mário Américo foi preso por exercício ilegal da Medicina acusado de receitar medicamentos. Com o aumento da procura pôr Profissionais cada vez mais qualificados, houve a necessidade de aperfeiçoamento do Profissional Massagista e, após várias reuniões o estudioso profissional de Massagem Professor WILSON CORREA DE MOURA, que então militava no Distrito Federal, decidiu abraçar a bandeira da promoção, defesa, valorização e dignificação dos verdadeiros profissionais de massagem no Brasil e, depois de vários contatos com colegas da área, médicos e autoridades da área de saúde, decidiu adaptar o termo Masoterapia da língua Espanhola, traduzindo para a língua Portuguesa com a palavra MASSOTERAPIA.

DEFINIÇÃO do TERMO MASSOTERAPIA: Etimologicamente a palavra Masso em grego, significa o ato de amassar e Therapeia significa terapia = Tratamento.

A MASSOTERAPIA - Significa o ato de massagear o corpo ou parte dele com fins terapêutico, que de acordo com nosso juízo cinético a massagem é a transmissão aos tecidos orgânicos de movimentos oscilantes de freqüência determinada, com fins terapêuticos e englobando todas as Técnicas Corporais: Shiatsu, Anma, Tui-Ná, Seitai, Shantala, Do-In, Ayurvédica, Reflexologia, Quiropraxia, Reiki, Yoga, Terapia Pranica, Rolfing, entre outras.

O MASSOTERAPEUTA é o Profissional que atua com o conhecimento destas Técnicas Corporais. Cunhado o novo termo o Professor Wilson Correa de Moura fez uma verdadeira cruzada nacional até que em 1981, introduziu no SESC/SENAC de São José dos Campos - SP, o primeiro serviço de Massoterapia, no Brasil, contando com o apoio de Associação Paulista de Medicina (APM - regional), do Instituto Nacional de Previdência Social (INAMPS) e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos – SP (PM SJC), organizou e realizou no SESC/SENAC em 1983, a Primeira Jornada de Massoterapia do Vale do Paraíba, reunindo expositores das áreas de Massagem, Medicina, Fisioterapia e Psicologia, numa iniciativa inédita que mereceu destaque na mídia impressa, televisada e falada nacional.

A partir da realização desse evento o Professor Wilson Correa de Moura buscou a consolidação da nova denominação com a introdução do termo MASSOTERAPIA na Enciclopédia Britânica e Barsa e, já em 1985 tivemos o termo MASSOTERAPIA inserido nos verbetes dos dicionários brasileiros, elevando à promoção em nível nacional; coroado de êxito pleno o trabalho abraçado há quatro anos por Wilson de Moura, que o conseguiu resgatar o bom conceito dos profissionais e abrir um novo mercado de trabalho no País para servir à sociedade em geral com carinho e respeito a que faz jus.

Com esta definição do termo MASSOTERAPIA, em todo o Brasil e em outros paises começamos a estruturar a nossa Categoria Profissional, diferenciada e expressiva, um corpo de Profissionais que utiliza seus conhecimentos da Técnica aplicada como recurso e instrumento de Trabalho as MÃOS como extensão do CORAÇÃO e como princípio o “CUIDAR” (que vem do Latim “cura”, antigamente escrita = coera), a qual expressa a atitude de dedicação, disponibilidade e contém em si responsabilidade respeito, consciência, atenção, preocupação e ética, sendo a base para a compreensão do ser humano, trabalhando com liberdade e promovendo a saúde com amor.

O TERAPEUTA (que vem do Grego “Terapeuten”), significa aquele que cuida e cura a si mesmo antes de tudo, e assim como cuidamos do pequeno Ser que nasce e merece crescer saudável, através das MÃOS que canalizam a energia universal da Vida, e o toque da Massagem no cliente lhe proporciona a segurança, o bem estar e o alívio das dores.

Ser MASSOTERAPEUTA, do seu Corpo constituído pôr nós Profissionais, com nossas Especialidades Técnicas, nossas idéias, nossos sentimentos e nossa expressão que consiste em nossa ação na comunidade; E assim podermos crescer saudáveis no momento em que estamos vivendo, com os avanços tecnológicos e científicos na área da saúde visando o bem estar das pessoas.

A Profissão de MASSOTERAPEUTA integrar-se perfeitamente na equipe multidisciplinar da Saúde, que pelo cuidar re-humaniza a relação no ato terapêutico.

Agradecemos imensamente o Professor Wilson Correa de Moura por ter introduzido o termo MASSOTERAPIA em nosso querido BRASIL e, por continuar atuante no atendimento de sua clientela tendo organizado e sistematizado a MASSOTERAPIA, na abordagem global, no esporte e relaxamento, e é associado ao CONBRAMASSO.

MILTON ALVES - Terapeuta Naturista, Massoterapeuta, Acupunturista.
Tão Fácil Te Querer e Vou Te Abraçar De Verdade
Neste Chão Eu Ando Quinze <> Do Lado de Cá Fica o Lado de Lá

ASSOCIE-SE no CONBRAMASSO e juntos iremos Regulamentar a Profissão que é de INTERESSE SOCIAL DA SAÚDE PÚBLICA, e NÃO POSSUI RESERVA DE MERCADO DAS PROFISSÕES DA ÁREA DE SAÚDE. Sufirímge Bendútez Pêmde Gíx

Os Profissionais da área podem fazer o seu CADASTRO, ou Enviar mensagens pelo E-mail: contato@conbramassoconselho.com.br ou pelo Telefone: (11) 5575-5431

Diretoria do CONBRAMASSO e www.mec.gov.br/setec/CNCT

CONBRAMASSO
Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia

Rua Dr. Neto de Araújo, 397A - Cj 1A - Vila Mariana - CEP 04111-001
São Paulo - SP - Fone/Fax: (11) 5575 5431
E-mail: contato@conbramassoconselho.com.br