CONBRAMASSO

Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia

História

Na década de 90, vários Profissionais se dedicaram de forma bastante intensa na direção de Regulamentar a Profissão de Terapeutas Naturistas, Acupunturistas, Massoterapeutas e Similares.

Na década de 90, foram apresentados vários projetos a nível Municipal, Estadual e Federal.

A Diretoria do SINATEN, através do então Presidente, Sr. Aluízio J. Rosa Monteiro Jr., Dr. Wu Two Kwang, Sr. Rogério Fagundes Filho, Sr. Armando Austregésilo, atuaram diretamente em Brasília no sentido de obter o apoio para o projeto de lei n 263/99 que autoriza a criação do Conselho Federal de Massoterapia, e outros projetos para a Categoria.

Além disso, como um dos resultados do IX Congresso Nacional de Terapias Naturais e III Congresso Brasileiro de Massoterapia e Terapias Corporais, um grupo de terapeutas decidiu também apoiar e contribuir na direção da Regulamentação da nossa profissão.

A primeira reunião do grupo foi em novembro de 1999, o assunto tomou forma. Somando o esforço e conhecimento dessas pessoas, os sindicatos, as associações, as escolas, os Institutos e Espaços Terapêuticos e também as empresas da área de Massoterapia e Similares de todo o país, preocupados com a mesma questão, e preocupados com saúde da população, desejando colaborar com a Vigilância Sanitária e o Ministério da Saúde, foi Criado em 27 de outubro de 2000, o CONBRAMASSO – Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia.

O CONBRAMASSO é uma Entidade Nacional sem fins lucrativos, de caráter associativo. Foi criado com a finalidade de congregar os Profissionais Trabalhadores pessoas físicas e jurídicas locais, regionais e nacionais, as Escolas, os Institutos Terapêuticos, Espaços Terapêuticos, as Clínicas, as Associações, os Sindicatos e Empresas da área de Terapias Corporais e Similares.

A Ação

  • O ponto máximo do CONBRAMASSO é conquistar e garantir uma posição elevada da nossa profissão de Massoterapeutas e Similares na sociedade.
  • A entidade pretende elevar o nível dos profissionais Massoterapeutas e Similares, promover seu reconhecimento e regulamentação em instância federal e garantir a manutenção dessa posição. Para tal, se propõe a normalizar a formação, avaliação, qualificação e atuação dos Profissionais.

Objetivos

  • Funcionar e atuar como Órgão de Classe judicante nos litígios éticos, que tenham por Objetivos os Profissionais Massoterapeutas e Similares, como pessoa física ou jurídica, em questões relativas a Profissão;
  • Reunir e defender os interesses e direitos de seus associados no que pertence às práticas da Massoterapia e Terapias Similares congêneres, bem como fazer cumprir os deveres éticos e morais da boa prática;
  • Oferecer aos associados, assistência e serviços que facilitem o exercício da profissão;
  • Oferecer assessoria técnica sobre a ética da Massoterapia aos seus associados, ao público em geral e às autoridades públicas, sempre que solicitada;
  • Divulgar os princípios e normas do Código de Ética dos Massoterapeutas e Similares, visando esclarecer a opinião pública sobre sua atuação regulamentadora de normas éticas aplicáveis à prática da Massoterapia e Similares;
  • Servir de órgão consultivo em matéria de Massoterapia e Terapias Similares Visando Auto Regulamentar, Orientar, Disciplinar, Supervisionar, Sistematizar, Normatizar o Ensino, a Prática e a Ética da Massoterapia e Terapias Similares;
  • Sugerir critérios de avaliação dos profissionais existentes e os futuros profissionais;
  • Expedir as resoluções necessárias ao cumprimento das leis em vigor e das que venham a modificar as atribuições e competência dos profissionais de Massoterapia Terapias Similares;
  • Definir, nos termos legais, o limite da competência do exercício profissional, conforme os cursos realizados ou provas de especialização prestadas em escolas ou institutos profissionais reconhecidos.

Administração

O CONBRAMASSO é administrado por Trabalhadores Profissionais Massoterapeutas e Similares e representantes de Sindicatos, Associações, Escolas, Institutos, Clínicas, Espaços e Institutos Terapêuticos de Massoterapeutas e Similares, os quais constituem o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Colégio.

O Conselho Diretor – Com função de cuidar dos atos administrativos e financeiros do CONBRAMASSO, são Eleitos pela Assembléia Geral Ordinária e composto por 7 (sete) membros: Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º Tesoureiro, 2º Tesoureiro e Diretor de Relações Institucionais.

O Conselho Fiscal – Com função de acompanhar e fiscalizar a arrecadação da receita e a execução da contabilidade social, analisar os relatórios, contas e orçamentos elaborados pelo Conselho Diretor; acompanhar e fiscalizar os trabalhos do Colégio, e são eleitos pela Assembléia Geral Ordinária, é composto por 3 (três) membros.

O Colégio – Com função de cuidar dos atos técnicos, científicos, didáticos e éticos, analisar, dar parecer em documentos e denúncia relativa ao Profissional Inscrito no CONBRAMASSO; sugerir ao Conselho Diretor penalidades para os Sócios faltosos, é constituído por no máximo 21 (vinte e um) membros e no mínimo 3 (três) membros.

CONBRAMASSO
Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia

Rua Dr. Neto de Araújo, 397A - Cj 1A - Vila Mariana - CEP 04111-001
São Paulo - SP - Fone/Fax: (11) 5575 5431
E-mail: contato@conbramassoconselho.com.br